Vendemmia

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Por que contratar uma empresa de logística integrada

O chamado 4PL apresenta benefícios que atendem toda a cadeia de suprimentos


Essencial para qualquer segmento que atua com produtos e mercadorias, é quase um consenso também que a estratégia logística é motivo de atenção redobrada. Por ser indispensável, também é algo que pode acabar sendo muito oneroso caso não seja feito de forma correta. Porém, o setor tem evoluído bastante para apresentar resultados melhores e com menos custo. É aí que entra a chamada logística integrada, ou 4PL, sigla para Fourth-Party Logistics, que pode ser traduzido como a “quarta parte da logística”. O 4PL representa toda a cadeia de suprimentos e é responsável por integrar todas as áreas e recursos dentro de uma operação logística.

A logística integrada, na prática, atua no sentido de unificar suas ações dentro do conceito da cadeia de suprimentos, ou supply chain. Ela envolve toda cadeia de produtos ou mercadorias de uma empresa, indo desde o planejamento de compras de matéria-prima até a entrega do produto finalizado ao cliente final. Por isso, já inclui todas as demais etapas da logística convencional, como estocagem, distribuição e transporte. Isso possibilita obter diversas vantagens e benefícios, já que empresas que atuam com 4PL possuem uma atuação mais ampla. Significa ter maior controle sobre todos os passos e atividades, seja de fornecedores ou clientes, podendo integrar os processos.

Para entender mais a fundo o que é uma empresa 4PL, leia este artigo do blog.

Economia e redução de custos

Uma das principais vantagens está na questão econômica. Ao permitir o gerenciamento dos processos logísticos com total controle e forma integrada, o 4PL garante vantagens que incluem:

Planejamento com custos reduzidos

Isso porque, ao adotar a logística integrada, a empresa pode realizar um planejamento mais eficiente e produtivo, além de ter muito menos falhas e imprevistos.

 

Aumento de eficiência com menos gastos

A economia da logística integrada também está fortemente ligada ao fato de que, ao concentrar toda a cadeia em uma única gestão, a empresa acaba tendo aumento de eficiência. Afinal, por ter todo o controle de maneira mais ampla, há diminuição de retrabalho e ganho de tempo.

Melhor performance e entregas

Com 4PL, a empresa pode se concentrar apenas na sua atuação devida e, com isso, melhorar sua entrega interna e ao cliente final, melhorando sua performance.

 

Mais informações e menos falhas

O controle de todo o processo fica mais dinâmico e rápido, sem que seja necessário mover grandes esforços do parte da empresa, melhorando toda a comunicação e evitando uma falta de sincronia na cadeia logística.

Processos simplificados e foco em resultados

Mais do que aumentar performance, a logística integrada possibilita que sua gestão gere ganhos diversos à empresa. O know-how de um operador logístico especializado em 4PL permite uma gestão otimizada por contar com equipe técnica especializada, uso de tecnologias modernas e infraestrutura sólida para deixar as operações mais eficientes. Da mesma forma, o relacionamento com as outras empresas e fornecedores são melhor direcionados, com atenção totalmente dedicada ao mesmo fim. 

 

Todos esses benefícios fazem com que o gestor possa tornar a logística da empresa mais estratégica, saindo de uma execução meramente operacional. Ao ter o controle de todo o processo, a equipe especializada em operação integrada tira da empresa toda a preocupação com o andamento logístico de suas operações, simplificando o processo para que seja facilitado em termos de controle e informações. Passa, dessa forma, a focar apenas nos resultados e suas metas, podendo decidir com mais clareza os pontos a serem melhorados ou mantidos.

 

Nos vídeos a seguir, Luciano Ricci, CEO da Vendemmia, explica o que é uma empresa 4PL e as principais vantagens que podem ser alcançadas com esse serviço.

Expertise e otimização de gestão

Uma vantagem clara desse processo está em antecipar possíveis problemas e já apresentar suas soluções. A Vendemmia, por exemplo, que é especializada em logística integrada, possui contatos que, além de toda a experiência no segmento, possibilita garantir aos seus clientes que os problemas sejam resolvidos de forma eficiente, seja para viabilizar espaço em navios mesmo com a alta demanda, seja com soluções tecnológicas que facilitam a cadeia logística, como a nova plataforma digital criada pela empresa.

 

“A Vendemmia hoje é a única do setor que consegue operar por meio do 4PL com estruturas próprias, ou seja, armazém, transportadora e importação próprias, maximizando os ganhos dessa cadeia por meio de benefícios tributários, financeiros e aduaneiros. Isso além da nossa plataforma tecnológica, que agrega em um único ambiente toda a visibilidade dessa cadeia”, explica Luciano Ricci, CEO da Vendemmia.

 

Essas vantagens tornam a logística integrada um dos diferenciais mais observados por empresas de todos os setores e áreas. Muitos já o consideram o presente, e não o futuro, das operações logísticas, com controle cada vez maior e feito por equipes especializadas, pensando em soluções mais econômicas e eficientes que possam refletir na entrega final.

Leia mais assuntos:

×