Vendemmia

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

O que é uma empresa 4PL

Conheça as características da logística integrada e como ela se distingue das demais

Empresas que atuam com mercadorias e matérias-primas provavelmente estão mais familiarizadas com fornecedores de logística de terceirização, também conhecida como 3PL, ou Third-party Logistics. Trata-se de um serviço que você contrata para gerenciar as várias funções de sua cadeia de suprimentos, como armazenamento e gerenciamento de estoque, envio, recebimento e distribuição, transporte (ferroviário, aeroviário, rodoviário e hidroviário), embalar, entre outros. Antes da logística integrada chegar, era pelo 3PL que a maioria das empresas enviava e recebia cargas.

 

Hoje, porém, a área evoluiu para aumentar eficiência e rapidez. Essa evolução é conhecida como 4PL (Fourth-party Logistics), a logística integrada. Um provedor 4PL gerencia toda a cadeia de suprimentos, mas, ao contrário do 3PL, serve como o único ponto de contato para todas as partes, garantindo transparência de ponta a ponta. Assim, com todo o processo logístico concentrado nas mãos de um único fornecedor, é possível ter uma visibilidade mais ampla da operação, maior controle e planejamento, corrigindo rotas de maneira mais ágil, sempre que necessário.

Dessa maneira, onde um 3PL é limitado em capacidade operacional, um 4PL dá um passo adiante, gerenciando todos os aspectos da cadeia de abastecimento, desde a aquisição de transportadoras e armazenamento até a logística reversa e distribuição global. É como se, em uma empresa, o 3PL fosse responsável apenas por embalar os produtos em caixas e transportá-los para o cliente final. Já o 4PL gerencia toda a comunicação com o produtor da matéria-prima para poder produzir mais mercadoria conforme o estoque da empresa diminui. Isso porque esse produtor usará um 4PL para terceirizar essencialmente todas as suas operações de logística.

Para entender a atuação da Vendemmia no mercado 4PL, confira o vídeo com a participação de Luciano Ricci, CEO da empresa.

Vantagens da logística integrada

Um 4PL escolhe os fornecedores com base na melhor combinação de valor e serviço. Na prática, supervisiona as atividades de vários 3PLs com os quais uma organização está associada. Assim, os provedores 4PL podem simplificar todo o processo, já que reduzem as funções da cadeia de suprimentos, tornando-se ponto focal. Com isso, a logística integrada pode oferecer benefícios que a 3PL e mesmo outros fornecedores de logística não atendem.

Soluções em primeiro lugar 

Quando as empresas abordam fornecedores separados, no modelo 3PL, muitas vezes acabam adquirindo serviços e produtos que podem não ser necessariamente a solução ideal para o seu negócio. Um fornecedor 4PL, ao contrário, possui uma abordagem baseada em solução, com base nos requisitos do cliente, abrangendo toda a cadeia de abastecimento. Entrega, dessa forma, uma solução personalizada e facilitada. 

Gerenciamento único

Um dos maiores problemas das empresas é o gerenciamento de vários fornecedores para o mesmo ou diferentes conjuntos de operações. O provedor 4PL está envolvido desde o estágio de avaliação do fornecedor e integração, garantindo que os conjuntos corretos de sistemas, processos e métricas sejam implementados para que as operações em andamento possam ser gerenciadas com eficiência.

TI aprimorada

Um dos maiores problemas das empresas é o gerenciamento de vários fornecedores para o mesmo ou diferentes conjuntos de operações. O provedor 4PL está envolvido desde o estágio de avaliação do fornecedor e integração, garantindo que os conjuntos corretos de sistemas, processos e métricas sejam implementados para que as operações em andamento possam ser gerenciadas com eficiência.

 

No vídeo ao lado, Luciano Ricci, CEO da Vendemmia, apresenta com detalhes as vantagens de contratar um fornecedor 4PL.

A tecnologia no 4PL

Assim, a logística integrada agrega todos os tipos de recursos ou provedores com relação a diferentes atributos da cadeia de suprimentos e sincroniza suas atividades por meio de sistemas de TI e plataformas relacionadas. Por isso, um fornecedor 4PL terá ofertas de tecnologia integradas que oferecem um alto nível de visibilidade da cadeia de suprimentos para análises táticas e estratégicas.

Isso é imprescindível hoje, porque a padronização e automação de processos é cada vez mais importante dentro do segmento. Um fornecedor 4PL utiliza tecnologias avançadas para automatizar suas operações e, assim, lidar com processos com muitos dados. A Vendemmia, por exemplo, possui visibilidade e tracking de todo o processo por meio de tecnologia e plataforma próprias.

Por que terceirizar os processos logísticos

Hoje, a empresa é a única do setor que consegue operar por meio de estruturas próprias (trading, transporte e armazenagem), maximizando os ganhos dessa cadeia com benefícios fiscais, tributários, aduaneiros e financeiros. “Outros fornecedores 4PL podem até operar como 4PL, mas eles fazem isso por meio de estruturas terceirizadas. Somos a única do setor que possui uma plataforma tecnológica própria, que traz em um único ambiente toda a visibilidade da cadeia”, informa Luciano Ricci, CEO da Vendemmia.

 

Dessa maneira, terceirizar o processo traz uma visão estratégica para criar uma nova rede de cadeia de suprimentos que gerencie com eficiência o fluxo de produtos em todas as plataformas. Não por acaso, empresas dos setores de energia, tecnologia e automotivo, por exemplo, estão entre os que mais aderiram ao formato 4PL, buscando uma maneira de ter todos esses dados e processos em uma mesma gestão. “Não é apenas logística, é uma inteligência fiscal, tributária, aduaneira e financeira para oferecer a melhor solução nesses quatro pilares”, destaca Ricci.

Conheça todas as vantagens de contratar um fornecedor 4PL neste artigo do blog.

 

 Leia mais assuntos:

×