Vendemmia

Manufatura de produtos no armazém e suas vantagens

Veja porque a montagem de kits no armazém traz benefícios para sua operação

A máxima “tempo é dinheiro” continua atual, especialmente quando pensamos em logística. Por isso, processos e métodos eficientes garantem mais benefícios quando pensamos em todo supply chain. No mundo da distribuição de produtos, a demanda por peças e componentes está em alta e deve permanecer assim. Com isso, vem também as altas necessidades de armazenamento e agilidade. 

 

Assim, o mundo da manufatura e da logística precisa se adaptar rapidamente a essas demandas do mercado e do consumidor. A falha em entregar pedidos precisos rapidamente pode fazer com que seus clientes caiam diretamente nos braços de seus concorrentes, que estão ansiosos para capitalizar suas deficiências. Felizmente, existem algumas maneiras simples de aumentar sua eficiência operacional.

Uma das soluções mais eficazes é justamente realizar o processo de montagem de kits dentro do armazém. Além de ajudar a maximizar o espaço e os recursos do ambiente, os kits agilizam as entregas e reduzem custos de fretes. 

Como é feita a montagem de kits?

A montagem de kits é o processo de unir as peças necessárias para montar um produto e agrupá-las em um kit, uma única embalagem. Esse processo simplifica e agiliza a operação para o cliente final, eliminando a espera da chegada de cada peça por vez, já que todos foram expedidos em um mesmo envio. Por conta disso, é geralmente realizado por armazéns que gerenciam e distribuem as peças.

Diferencial logístico e benefícios

As empresas que prestam serviços logísticos têm o conhecimento e a experiência necessários para garantir a precisão no estoque e na retirada de pedidos para o armazenamento e seu gerenciamento, entre outros aspectos importantes da cadeia de suprimentos. 

 

Por isso, em vez de permitir que os fabricantes juntem em um kit suas próprias peças, o que é demorado e improdutivo, provedores logísticos podem gerenciar essas tarefas tediosas de forma a evitar erros, peças perdidas e desordem geral devido ao volume, eliminando desperdício de tempo e desorganização para agilizar todo o sistema. Esse processo leva a uma operação que funciona sem problemas, de forma mais limpa e mais rápida. 

 

Redução dos requisitos de armazenamento

Os serviços de armazenamento e de distribuição baseiam seus custos, em parte, no espaço que seus itens ocupam. Um kit contendo vários itens também será considerado um único item para os custos de envio. 

 

Os processos de montagem de kits no armazém também introduzem um nível útil de padronização na cadeia de suprimentos que ajuda a simplificar a modelagem de custos. Afinal, o conteúdo de cada kit é pré-determinado, o que torna o cálculo e a previsão de custos muito mais fácil. A manufatura de produtos também facilita muito o rastreamento dos níveis de estoque, pois você só tem um item para se concentrar.

 

Melhor controle de estoque

Com a montagem de kits feita previamente no armazém, é possível prever quando algum dos itens está acabando, solicitar mais e ter a certeza de que não há riscos de que o produto chegue faltando alguma peça para o cliente completar, o que pode atrasar suas entregas. 

 

Montagem mais rápida e menos erros de envio

Uma vantagem de usar os serviços de montagem de kits, é que os itens são agrupados ​, em vez de individualmente quando cada pedido chega. Para empresas que gerenciam seu próprio atendimento de pedidos, um provedor logístico que cuide desse processo os beneficiará muito, ajudando a economizar dinheiro. Da mesma forma, os itens enviados em forma de kit têm uma probabilidade reduzida de erro no processo de atendimento do pedido. 

Uso de tecnologia e o sistema de gerenciamento de armazém

Para tornar todo esse método mais produtivo e eficiente, um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) fornece uma visão em tempo real do seu depósito e fornece as ferramentas necessárias para gerenciar o estoque de maneira mais eficaz. Mais do que um sistema de controle de estoque, os softwares de sistemas de gerenciamento de armazém assumem a coordenação de toda a logística do depósito, desde o controle e gerenciamento de estoque até o atendimento de pedidos. 

 

O uso de softwares e tecnologia WMS permite que cada produto que chega ao armazém utilize um código de barras exclusivo que é escaneado pelo WMS para fins de rastreamento e gerenciamento. Assim, os itens individuais são organizados e armazenados individualmente em sacolas, caixas ou bandejas subdivididas e armazenados em um sistema automatizado de armazenamento e recuperação. 

 

Quando é hora de montar os itens em kits específicos, o operador usa o sistema automatizado de armazenamento e recuperação como um sistema de separação de pedidos, anexando vários kits em lotes localizados em um transportador ou estação de lote.

A importância de contar com uma empresa 4PL

Por atuar como ponto focal, a logística integrada (4PL) geralmente possui melhor capacidade para gerenciar vários recursos e pode ajudar empresas a lidar com a complexidade da alta demanda por meio da otimização da rede de abastecimento. O 4PL, dessa forma, integra todas as empresas envolvidas na cadeia de suprimentos, o que também inclui algumas das tarefas que necessitam de diversas áreas para controle em outro tipo de fornecimento logístico.  

 

Quando pensamos em montagem de kits, o provedor de logística integrada consegue entregar esse serviço customizado aos clientes, cuidando de todas as pontas da cadeia logística. Isso porque um provedor 4PL, usará seus próprios recursos para garantir que as necessidades do supply chain sejam atendidas, sem que o cliente precise arcar com 

nenhum outro custo. Isso inclui a manufatura de produtos.

A Vendemmia, por exemplo, coloca à disposição de seus clientes toda sua expertise para gerenciar e executar todas as ações que se relacionam à logística, incluindo gestão de armazenagem e transporte de todos os componentes dos kits. A empresa possui gerência 100% digital, possibilitando maior segurança, agilidade e acuracidade das informações. Assim, o inventário está sempre à disposição, controlado e conectado ao seu sistema em tempo real. 

 

Especializada em kits de geradores fotovoltaicos, conforme seus clientes fazem os pedidos, as ordens de produção chegam direto às equipes da empresa, que separam cada componente necessário para o cliente preparar o sistema gerador, observando todos os requisitos técnicos. Os sistemas geradores, por sua vez, são conferidos com todos os controles e o sinal verde para o faturamento é disparado eletronicamente. Em seguida, é feita a entrega para o cliente final, utilizando geolocalização em tempo real, evitando atrasos e gerando mais economia. 

 

Confira mais sobre a nossa operação em montagem de kits personalizados de sistema de geradores fotovoltaicos:


Leia mais assuntos: