Vendemmia

Importação: por que contratar um fornecedor 4PL

Entenda como atua e as vantagens de ter uma logística integrada em suas importações

Mão de obra, burocracia, planejamento, economia, equipamentos. Tudo conta como custos em uma operação de importação. Por isso, uma atuação correta em sua logística pode determinar o sucesso ou o fracasso de um determinado negócio. Para acompanhar e saber lidar com tantos detalhes, muitas empresas buscam conhecimento externo. Entretanto, embora a terceirização de remessa, embalagem e outras funções para 3PLs, os chamados third-party Logistics, não sejam nenhuma novidade, alguns consideram que esse modelo já não atende todas as especificidades necessárias. 

 

Isso porque, no modelo 3PL, unificar as equipes internas e terceirizadas continua sendo um desafio, o que torna difícil obter uma visão completa da cadeia de suprimentos. As empresas também estão coletando grandes quantidades de dados desse supply chain em toda a organização, mas sem possuir a infraestrutura ou o conhecimento para explorá-los em busca de melhores insights. Ou seja, o trabalho acaba ficando pela metade e não dando o máximo de resultados que poderia. Esses, entre outros fatores, são aspectos que fazem com que as fornecedoras de logística integrada tenham cada vez mais espaço entre as empresas.

O motivo para isso também passa pelo fato de que as 4PLs atuam como uma verdadeira extensão do negócio, assumindo a responsabilidade por todas as atividades relacionadas à cadeia de suprimentos. Ao combinar tecnologia, processos, transporte e muito mais sob o mesmo teto, um fornecedor 4PL pode ajudar a impulsionar novos níveis de visibilidade e produtividade à medida que as empresas enfrentam crescentes desafios, especialmente nos processos de importação.  

A importância da 4PL

Essa ajuda está também no fato de que a logística integrada normalmente vai além da atuação de um 3PL terceirizado tradicional para supervisionar todas as operações da cadeia de abastecimento. Por exemplo, se você usa vários parceiros para suas remessas, um 4PL gerencia os seus serviços de logística, bem como os serviços de outros fornecedores. De conformidade alfandegária e gerenciamento de pedido de compra à alocação de transportadora e armazenamento, a logística integrada fornece um único ponto de contato, gerenciamento e responsabilidade para simplificar suas operações. 

 

Da mesma forma, o 4PL não é baseado em ativos, o que lhe dá a flexibilidade de conectar sua empresa com as operadoras e as melhores soluções para o seu negócio. Além disso, a tecnologia desempenha um papel fundamental no relacionamento 4PL. Muitos 3PLs oferecem seus próprios sistemas, mas podem não oferecer visibilidade em vários fornecedores, modos e etapas na cadeia de abastecimento como uma empresa de logística integrada. 

 

Essa visão ampla de toda a cadeia possibilita também mais informações para adotar novas estratégias. Assim, um fornecedor 4PL implementa soluções holísticas que impulsionam a comunicação eficiente entre fabricantes, funcionários, transportadoras e outras partes interessadas. Com isso, as empresas podem responder às mudanças externas e melhorar suas operações.

Por que contratar um fornecedor 4PL

Essas ações possuem base na quantidade detalhada de informações que um fornecedor 4PL pode obter para o seu negócio. Hoje, você sabe quais de seus depósitos são mais econômicos? Consegue ver cada remessa desde a aquisição até a execução? Trabalhar com um parceiro 4PL com total compreensão de sua cadeia de suprimentos pode ajudá-lo de diversas formas:

 

Ganhe visibilidade de ponta a ponta. Obter uma imagem real da cadeia de suprimentos é uma prioridade para as organizações, mas muitas plataformas atuais não conseguem entregar de forma completa. Não por acaso, muitas empresas passaram a investir pesado para obter essa informação, só que ainda há a questão de contar com profissionais especializados. Um fornecedor 4PL, assim, pode ajudá-lo a projetar e implementar uma solução baseada em dados colhidos de todas as fontes internas e externas, dando uma visão detalhada de cada etapa do processo, independentemente de quem lida com a remessa.

 

Otimize as operações. Aproveitando um amplo conjunto de recursos e relacionamentos, os fornecedores 4PLs personalizam soluções de serviço com base nas especificações de cada negócio. Dessa forma, podem implementar uma solução que melhora a eficiência e a visibilidade da cadeia de suprimentos e, ao mesmo tempo, obtém dados que permitem um planejamento mais certeiro. Tudo isso tendo menos gastos com mão de obra interna e podendo se concentrar nas estratégias do seu negócio propriamente dito, assim como mais eficiência nas entregas. 

 

Obtenha análises e insights baseados em dados. Atuando como guardião de todas as informações da cadeia de suprimentos, um fornecedor 4PL pode ajudar sua empresa a transformar dados em ações eficientes ao negócio. Para isso, disponibilizam KPIs e relatórios personalizáveis que permitem percepções sobre custos de pessoal, níveis de serviço e muito mais. Isso auxilia sua companhia a agregar valor em toda a cadeia de suprimentos. Da mesma forma, um 4PL que investe continuamente em sua plataforma de tecnologia também pode garantir que seus dados permaneçam seguros, evitando vazamentos de informações ou mesmo problemas com uso incorreto de programas, softwares e URLs externas. 


Agregue valor. Entre economias de escala e especialização multifuncional, os fornecedores 4PLs ajudam as empresas a encontrar novas maneiras de reduzir os custos fixos e minimizar os riscos do supply chain. Ou seja, o parceiro certo da cadeia de suprimentos assume total responsabilidade pelo cumprimento das regras e requisitos de negócios, liberando você para se concentrar em tarefas de alto valor. Uma empresa especializada em logística integrada precisa conhecer bem seu setor, suas principais capacidades e como podem atender às suas necessidades no dia a dia. Por isso, um relacionamento bem-sucedido combina tecnologia de ponta, logística de serviço completo e um olhar atento para identificar e implementar processos que proporcionam a você uma vantagem competitiva.

Vantagens do 4PL para importação

A logística integrada, assim, possui inúmeros benefícios quando pensamos em operações de importação. Isso porque o fornecedor 4PL assume a responsabilidade ​​por todos os aspectos da cadeia de abastecimento de negócios, como a gestão de transporte, gerenciamento e análise de dados de estoque, supervisão de operações de armazenamento, coordenação de operações como cross-docking e agenciamento de cargas, contato com empresas marítimas e agenciadoras de cargas. 

 

Assim, o 4PL oferece a seus clientes uma visão bem mais completa de todos os passos da importação, gerenciando toda a cadeia, desde documentações, envio (shipping), empresas de transporte, despachantes e agentes. As práticas 4PL proporcionam valor com tecnologia e reconfiguração, usando outros recursos externos para gerenciar todas as funções da cadeia de suprimentos conforme acordado com o cliente.

 

Dessa forma, os fornecedores 4PL são mais gerenciais em escopo e focados na integração das funções de uma organização e no uso de tecnologia. Quando pensamos em importação, isso permite que os serviços 4PL forneçam maior eficiência, economia de custos, gerenciamento de estoque e distribuição mais eficiente. Além, claro, de também poder incluir a coleta e a análise de dados dos demais parceiros de negócio, o que torna todo o processo de importação mais eficiente e menos oneroso. 

 

Uma empresa especializada em logística integrada possui soluções direcionadas que permitem uma melhor gestão de transporte de entrada e saída, gestão de frota, armazenamento, manuseio de materiais, atendimento de pedidos, design de rede de distribuição, gestão de estoque e planejamento de oferta/demanda, além de cuidar de toda documentação e burocracia típicas do negócio.

 

Soluções personalizadas

Em termos gerais, o fornecedor 4PL pode otimizar a eficiência, reduzir os custos da cadeia de abastecimento internacional e melhorar o desempenho do serviço como um todo. Soluções 4PL para importação personalizada, de ponta a ponta, incluem: 

 

  • Gestão de frete
  • Gestão de pedidos
  • Consolidação de carga
  • Armazenagem
  • Documentação
  • Licenciamento de importação
  • Desembaraço aduaneiro
  • Auditoria de fatura

 

Em resumo, como arquitetos de toda a operação de importação de sua empresa, o fornecedor 4PL projeta e desenvolve processos para apoiar as necessidades logísticas de seu negócio, assim como a execução perfeita do fluxo de mercadorias.


A Vendemmia, por exemplo, possui o know-how e equipe especializada  para lidar com todas as etapas da operação de importação, incluindo a chegada da mercadoria ao Brasil, seu armazenamento e distribuição. Além disso, possui contatos que permitem encontrar soluções mesmo em problemas externos, como fretes e transporte marítimos. Além da grande experiência de mercado, a empresa possui contratos com alguns dos maiores agentes de carga do mundo e um volume constante de transporte histórico com uma alta demanda, o que viabiliza os espaços em navios para os seus clientes.

Tecnologia e estrutura

Com isso, a Vendemmia estrutura seu trabalho para monitorar a carga desde seu envio no exterior até a entrega dentro do território nacional, entendendo os desafios da extensão territorial e as diferentes exigências de Estado para Estado. Dessa forma, realiza desde planejamento, compra, importação, armazenamento e expedição até o transporte final por meio de um mesmo sistema. 

 

Para ter esse controle, a empresa atua com foco em tecnologia, tendo desenvolvido uma plataforma digital, a Vendemmia Analytics, que integra as informações de todo o processo e permite assim o acompanhamento à distância e em tempo real. Hoje, a Vendemmia é a única empresa de logística integrada que consegue operar em todas as etapas de uma operação, desde a compra no exterior até a armazenagem e a distribuição. Isso devido ao fato de contar com estruturas próprias de armazéns e transporte, além dos benefícios fiscais e tributários da trading, uma das atividades de seu portfólio.


Leia mais assuntos: