Vendemmia

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Gestão de dados na logística e sua importância para elaborar estratégicas

As vantagens e as inovações no uso de analytics para aprimorar tomada de decisões

Obter informações é a melhor forma de criar um planejamento mais eficaz e com menos chances de erros. Quanto mais dados tiver, melhores oportunidades para impulsionar seu negócio. Entretanto, nem sempre esses números estão disponíveis em primeira mão. É preciso buscá-los e, mais importante ainda, saber transformá-los em uma informação válida. 

 

Muitas empresas já perceberam essa tendência e passaram a utilizar dados e seus resultados para implementar novas práticas em diversas áreas. Diferentes áreas, não raro de forma independente, adotam dados para impulsionar a inovação em suas práticas de negócios, mesmo que isso não reflita todos os níveis de uma organização. Como a logística, por exemplo.

Embora haja uma variedade de fatores que contribuem para o sucesso e a saúde financeira de uma empresa, o foco no gerenciamento baseado em dados está hoje entre os principais e impacta toda a estrutura de uma companhia. Especialmente quando pensamos no supply chain. Isso porque obter dados são essenciais para a logística de embarque e a eficiência de custos de suas operações de distribuição. 

A importância dos dados no planejamento logístico

Um enorme fluxo de mercadorias ao redor do globo gera vastos conjuntos de dados. Origem e destino, peso, conteúdo, tamanho e localização são rastreados para milhões de remessas. Além disso, as empresas de transporte obtêm dados sobre tráfego, clima, diagnósticos de veículos, padrões de direção, localização, etc. Isso estabelece a base para a aplicação da gestão de dados em logística.

 

Por outro lado, pontualidade e transparência são especialmente importantes no setor de transporte. Além disso, os clientes pressionam os fornecedores a oferecer prazos de entrega mais curtos a custos mais baixos. A complexidade de todas as pontas do supply chain e a necessidade de realizar o planejamento correto em todo o fluxo resultam na importância de implementar uma gestão de dados eficiente no processo logístico para prever e evitar gargalos na cadeia de abastecimento. 

 

É aí que entra o conceito de analytics, que usa dados e matemática para responder a questões de negócios, descobrir relacionamentos, prever resultados desconhecidos e automatizar decisões. Este campo diversificado da ciência da computação é usado para encontrar padrões significativos em dados e descobrir novos conhecimentos baseados em matemática aplicada, estatística, modelagem preditiva e técnicas de aprendizado de máquina.

 

Com a obtenção desses dados, profissionais podem encontrar valor em coisas que haviam sido negligenciadas anteriormente e, assim, economizar custos e aprimorar entregas. A análise de dados da cadeia de suprimentos pode, com isso, ajudar as empresas a agregar valor, obtendo uma imagem mais clara e eficiente de toda a sua operação. Portanto, uma compreensão precisa dos dados do processo logístico é a chave para administrar um negócio de forma eficaz e eficiente.

As principais vantagens do uso de dados no planejamento logístico

Muitas organizações enfrentam hoje problemas relacionados a dados à medida que crescem, gerando números e informações que acabam não sendo analisados. Isso resulta em ineficiência, especialmente caso esses dados sejam negligenciados ou analisados de forma incorreta ou incompleta. Porém, a gestão de dados eficiente não só pode se tornar um diferencial, como um correto planejamento com base nessas informações agrega diversos benefícios para a cadeia de suprimentos de ponta a ponta. 

 

Rotas sem erro humano

Uma vantagem clara do gerenciamento logístico orientado por dados é a eliminação da falha humana. Particularmente quando se trata de planejar rotas de entrega, até mesmo os motoristas e os gerentes de transporte mais experientes podem perder oportunidades de aumentar a eficiência ao aderir às rotas que podem não ser tão rápidas quanto aquelas que identificadas por meio de dados. A logística baseada em dados, dessa forma, garante que você esteja usando os melhores métodos para garantir práticas de entrega eficazes e no prazo.

 

Mais segurança aos produtos

A logística baseada em dados utiliza informações e tecnologia para acompanhar melhor cargas e equipamentos. Assim, é possível não apenas monitorar em tempo real o transporte, como garantir com dados que todos os pontos do trajeto, desde a coleta até a entrega, independentemente das condições da estrada, sejam feitos com mais proteção. Assim, é possível evitar perdas, avarias e conflito de informações. Da mesma forma, problemas não previstos, como bloqueios de estrada ou acidentes, podem ser resolvidos em bem menos tempo. 

 

Operação de distribuição mais simplificada e com custos reduzidos

A abordagem baseada em dados pode ajudar também a obter uma visão mais informada das práticas de remessa de sua empresa. Com isso, é possível identificar áreas de melhoria e se adaptar às mudanças nas condições do mercado para garantir que a empresa obtenha as melhores taxas possíveis para o envio de seus produtos, desde a importação até a entrega. Ao realizar o planejamento em cima de dados, o processo logístico otimiza recursos e passos dentro da cadeia de suprimentos para evitar gastos desnecessários e ações que podem ser evitadas. 

 

Resolução de problemas mais complexos

O gerenciamento eficiente de dados em um repositório central fornece às empresas uma visão única das informações com autoridade e elimina ineficiências dispendiosas causadas por silos de dados. Com isso, oferece a oportunidade de resolver problemas de rede de distribuição muito mais complexos, modelando resultados em cenários mais detalhados do que nunca. Além do claro ganho em eficiência, a resolução desses problemas também elimina gastos e recursos destinados às ações que não fazem mais sentido para o processo logístico. 

 

Colaboração multifuncional

A gestão de dados no processo logístico também pode ajudar a promover a colaboração multifuncional, criando previsões altamente visíveis e compartilháveis ​​que podem ajudar equipes distintas em uma determinada organização a entrarem na mesma página e se reunirem em torno de uma visão comum para o futuro. 

 

Por exemplo, se as equipes de estoque e transporte não compartilharem os mesmos dados, é possível acabar em uma posição em que não há capacidade de carga suficiente para mover o estoque existente ou um espaço de estoque caro ser usado desnecessariamente. Entretanto, se as duas equipes trabalharem com os mesmos dados, é muito menos provável que isso ocorra.

Tudo em um mesmo lugar

Exatamente por isso que ter a gestão de dados concentrada em uma mesma ferramenta possibilita mais eficiência e controle do processo logístico. A Vendemmia, por exemplo, lançou recentemente sua plataforma digital, Vendemmia Analytics. É nela que a empresa concentra agora todas as informações logísticas dos processos contratados, além de permitir a comunicação rápida com os clientes e acompanhamento em tempo real de todo o fluxo em um único lugar. 

 

Isso representa uma vantagem importante porque os resultados da análise dos dados levantados pela plataforma mostram o caminho que a empresa precisa tomar para poder otimizar seus processos e também entender quais podem ser automatizados, além de aprimorar a eficiência ao indicar o que está improdutivo. 

 

Para que isso ocorra, o Vendemmia Analytics utiliza diversas tecnologias de inteligência artificial, machine learning e conectividade, entre outras. Além disso, a empresa opera hoje com o WhatsApp Business para compartilhar informações e tirar dúvidas dos clientes de forma facilitada e rápida, possibilitando que os dados coletados pela plataforma sejam utilizados de maneiras ainda mais eficientes e ampliando a atuação 4PL da empresa. Dessa maneira, as entregas de logística integrada da empresa, com uma moderna gestão de dados, possibilitam mais benefícios fiscais, aduaneiros, logísticos e financeiros, com um vasto menu de possibilidades de serviços.  


Leia mais assuntos:

_linkedin_partner_id = "3373314"; window._linkedin_data_partner_ids = window._linkedin_data_partner_ids || []; window._linkedin_data_partner_ids.push(_linkedin_partner_id);