Vendemmia

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Desafios da importação no Brasil

Entenda melhor o atual cenário e as vantagens de contar com uma empresa 4PL

A economia brasileira está em um processo de recuperação e, dentre as diversas atividades e segmentos que terão papel fundamental nessa retomada, a importação está entre as principais. Isso porque o Brasil se tornou referência mundial em facilitação de comércio, algo crucial, visto que o incentivo ao comércio exterior fortalece a vitalidade e o dinamismo de uma economia. Para nos colocarmos em um novo caminho de crescimento econômico, é imprescindível priorizar iniciativas e enfrentar os desafios que geram o chamado “custo Brasil”.

 

Apesar do cenário favorável, realizar importações no Brasil não é uma tarefa simples, como vemos neste artigo. Mas com a escolha de um fornecedor 4PL, que gerencia toda a cadeia de suprimentos de ponta a ponta, esse caminho fica muito mais fácil e viável.

Atual cenário e perspectivas

Sabemos que nenhum país é auto-suficiente em todos os recursos. Sejam frutas e vegetais ou peças eletrônicas e recursos minerais, tudo acaba sendo distribuído para outros países. Quando uma região carece de um determinado recurso, ela buscará a ajuda de outra onde essa fonte seja encontrada em abundância. O básico para qualquer economia. Assim, as importações são vitais para a melhoria da economia nacional. Dentro dessa ótica, o Brasil é tido como um grande mercado. Nosso território de 8,5 milhões de Km² com 85% dos mais de 207 milhões de habitantes vivendo em meio urbano tornam o país um dos principais mercados para comércio exterior. 

 

 

O Brasil hoje é a nona maior economia do mundo, com uma projeção de alta do PIB em torno de 2,5% até 2025. O PIB nominal projetado para 2021 é de R$ 8,6 trilhões. A expectativa, com isso, é de que esse avanço econômico se mantenha e se amplie nos próximos anos e que o país recupere seu papel de impulsionador do Mercosul. Assim, o potencial de consumo da população brasileira e sua liderança econômica no Mercosul tornam o Brasil um mercado atraente para as empresas que desejam comercializar seus produtos. Exportar para o nosso país, porém, possui certas peculiaridades. 

 

Historicamente, os maiores volumes de importação do Brasil são destinados ao apoio à indústria e ao agronegócio. Hoje, o óleo combustível representa a maior parcela das importações. O setor foi impactado pela queda inicial da demanda nos primeiros meses da pandemia, em 2020, mas, por outro lado, o volume das importações de outros setores manteve-se estável. Mesmo com uma queda esperada no comércio internacional devido às restrições sanitárias implementadas em quase todas as partes do globo, as perspectivas são positivas. 

 

Dessa forma, a recuperação da economia deve ocorrer em velocidades diferentes, de acordo com a realidade de cada setor, mas com crescimento. Essa projeção positiva se deve em grande parte ao comportamento de alguns mercados, cujo volume de importações manteve a linearidade. Ainda assim, a expectativa é que o nível de crescimento acompanhará a recuperação econômica, com aumento das exportações de produtos agrícolas e outros. 


Burocracia e desafios

Mesmo com todo cenário favorável, realizar importações no Brasil não é uma tarefa simples. A complexidade de documentações, aliada às barreiras de comunicação e diferenças culturais, costuma ser um entrave para a chegada de mercadorias do exterior. Isso porque as regras e os regulamentos atuais podem causar atrasos ou aumento inesperado de custos caso não sejam compreendidas corretamente. Tudo isso pode deixar o processo de importação extremamente complexo, possibilitando que haja confusão durante o procedimento e, por fim, fazendo com que toda a ação custe caro. 

 

O Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR), cadastro no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), Receita Federal, escolha dos modais e muitas outras ações podem se tornar fator decisivo caso algum detalhe não seja visto e tratado da forma certa. Com isso, um negócio que previa lucro pode inclusive causar prejuízo, visto que longos períodos de trânsito, custos de entrega crescentes ou flutuantes, taxas regulatórias e atrasos inesperados não são incomuns quando pensamos em importação.


Conhecimento para evitar erros

Além disso, os cuidados com documentação, impostos e alfândega precisam ser cuidados de maneira irrepreensível para que não haja contratempos, erros ou até perda da mercadoria. Hoje, são mais de 90 impostos, taxas e contribuições sociais que são cobradas de forma independente nas esferas federal, estadual e municipal. 

 

Tudo isso possibilita mais chances de erros, o que contribui para a complexidade das transações. Além disso, muitos dos pagamentos envolvem a troca de moedas e, com a flutuação de taxas de câmbio, os cálculos ficam ainda mais complicados de fazer com precisão. Aumentos inesperados em taxas ou impostos agravam essa dificuldade, aumentando a possibilidade de falhas e tornando o processo mais arriscado. 

 

Mesmo alguns benefícios podem representar desafios. Por exemplo, as concessões de crédito. Alguns estados, por exemplo, concedem incentivos e benefícios fiscais, que consistem na redução total ou parcial do ICMS incidente na importação, resultando na redução do custo tributário da operação de importação. Além disso, alguns desses benefícios prevêem também o diferimento do ICMS na entrada da mercadoria. Além disso, incentivos aduaneiros também podem ser pleiteados, como o chamado Ex-Tarifário, que permite redução temporária da alíquota no Imposto de Importação, o II, para cargas consideradas Bens de Capital (BK) e de Bens de Informática e Telecomunicação (BIT). 

 

A questão é que, a menos que o responsável esteja atento e atualizado sobre incentivos e isenções de cada estado, é provável que esses benefícios não sejam identificados, impossibilitando que toda a operação tenha redução de custos. O fato de o Brasil possuir um território de dimensões continentais aumenta a probabilidade de deixar passar não apenas uma documentação ou taxa obrigatórias, como também de perder um possível benefício, visto que a locomoção das mercadorias pode passar por diversos estados antes do destino final. 

Logística integrada e tecnologia

Para evitar problemas e otimizar todo processo de importação, é fundamental contar com know-how e experiência para garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível, evitando custos inesperados e agilizando os procedimentos de ponta a ponta. Com a adoção da logística integrada, também conhecida como 4PL (Fourth-party Logistics), a importação é justamente o primeiro passo da chamada supply chain, a cadeia de suprimentos. Sendo assim, a empresa de logística integrada gerencia essa cadeia em todas as etapas, atuando como o único ponto de contato para todas as partes. Dessa maneira, garante transparência do começo ao fim dos processos. 

 

Assim, tendo toda logística concentrada nas mãos de um único fornecedor, a visibilidade de toda a operação fica mais ampla, possibilitando maior controle e planejamento com ajuste de falhas e possíveis erros de maneira mais rápida. Tudo com apoio de tecnologia de ponta. A Vendemmia, por exemplo, é hoje a única empresa do setor que consegue operar por meio de estruturas próprias (trading, transporte e armazenagem), maximizando os ganhos dessa cadeia com benefícios fiscais, tributários, aduaneiros e financeiros. Isso inclui uma plataforma própria, a Vendemmia Analytics, que possibilita visibilidade e tracking de todo o processo on real time. 

 

A plataforma conta com uma tecnologia única no país, que permite ser acessada online e também por meio de um aplicativo, disponível tanto para iOS quanto para aparelhos Android. Dessa forma, o Vendemmia Analytics facilita a tomada de decisões e possibilita que o planejamento possa ser pensado em torno de dados que permitem reduzir custos operacionais e de produção de maneira concentrada, evitando erros ou cruzamento equivocado de informações. 

Terceirização do processo e benefícios

Ao contar com uma empresa 4PL especializada em terceirizar o processo, é possível ter uma visão estratégica para gerenciar com eficiência o fluxo de produtos em todas as etapas nos aspectos tributários, fiscais e aduaneiros. Isso significa monitorar a mercadoria desde seu envio no exterior até a entrega dentro do território brasileiro, licenciamento e tratamento administrativo para importação.

 

Ajudamos os nossos clientes desde a coleta do material, importação, nacionalização,  armazenagem e distribuição. Isso inclui os parceiros certos que permitem garantir aos seus clientes a resolução de problemas de maneira eficiente, como o embarque, evitando atrasos no desembaraço aduaneiro e cuidando de todas as questões burocráticas prévias, como licenças e regulamentação.

 

Dessa maneira, terceirizar o processo com logística integrada permite um controle não apenas da chegada do produto, mas de todo o procedimento, como controle de estoque, acompanhamento de produtos em trânsito e verificação de documentos, entre outros. De maneira tradicional, isso demandaria equipes distintas e processos muito mais complicados.

Benefícios de se contratar uma 4PL

​​Ao contar com uma empresa 4 PL você consegue três vantagens competitivas:

 

1º-  Passa a ter um único interlocutor, desde a coleta até a entrega do material;

2º – Este interlocutor faz toda interface com toda a cadeia, 100% gestão da cadeia de suprimentos. Isso inclui uma plataforma própria, a Vendemmia Analytics, que possibilita visibilidade ponto a ponto, passo a passo com o tracking de todo o processo com geolocalização (excluir real time);

3° Estrutura própria em toda cadeia logística.

 

Com o 4PL, é possível atender a todas as necessidades do negócio de forma simplificada e com muito mais informações, assumindo de forma eficiente a responsabilidade e a autoridade da cadeia de suprimentos. Isso devido ao fato de que um 4PL escolhe os fornecedores com base na melhor combinação de valor e serviço. Ou seja, não é apenas logística, é uma inteligência fiscal, tributária, aduaneira e financeira para oferecer a melhor solução nesses quatro pilares. 

 

Conheça nossos serviços. Fale com um de nossos consultores. Vamos juntos?


Leia mais assuntos: