Veja como impulsionar os seus negócios com a logística integrada...
A qualidade e a melhoria contínua de supply chain exigem a correta mensuração de seu desempenho para que possamos ter certeza de que as operações estão lucrativas e focadas no cliente. Ao analisarmos o desempenho de uma operação logística para avaliar a eficiência e a produtividade dessa cadeia, garantimos também a competitividade da empresa.
Dessa forma, é possível medir todas as atividades realizadas ao longo do processo logístico. O principal objetivo desta ação é conhecer o estado de todas as etapas, assim como sua evolução, para que seja possível tomar melhores decisões quanto à eficiência, despesas, prazos e satisfação do cliente.
Para chegar aos resultados, são utilizadas as chamadas KPIs, sigla para Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Performance, em tradução direta). Trata-se da medida de desempenho usada por gerentes de logística para rastrear, monitorar, visualizar e otimizar todos os processos logísticos relevantes de maneira eficiente. Entre outras ações, essas medidas referem-se a aspectos do transporte, estoque e cadeia de abastecimento.
Como em qualquer atividade comercial, as operações do supply chain precisam se concentrar essencialmente na melhoria contínua para competir no mercado. A questão está em como saber se o desempenho da sua cadeia de suprimentos é satisfatório ou se está melhorando ou piorando. É aí que entram as KPIs.
O uso de KPIs para medição de desempenho garante que sua empresa esteja sempre avaliando a atividade de negócios em relação a um benchmark estático. Isso torna as flutuações imediatamente visíveis e, se o desempenho se mover na direção errada, você pode responder rapidamente.
Para ter dados completos de todo processo logístico, é necessário avaliar KPIs relacionadas a todas as etapas do supply chain. As mais importantes para mensurar o desempenho logístico são:
Todas as métricas demandam também o uso correto de tecnologia que auxiliam a execução, a automação e o controle dos processos, fornecendo informações em tempo real e permitindo a tomada de decisões em tempo hábil. Sendo assim, o investimento em sistemas que forneçam as KPIs desejadas é extremamente necessário para todo gerenciamento logístico.
As ferramentas analíticas, com isso, passam a ter um papel fundamental dentro do supply chain. Por isso, um fornecedor 4PL acaba sendo uma vantagem também para mensurar o desempenho logístico, já que gerencia toda a cadeia de suprimentos e pode ter uma visão completa de todo o processo.
A Vendemmia, por exemplo, atua com logística integrada e é a única do setor que consegue operar por meio de estruturas próprias (importação, transporte e armazenagem). Porém, além disso, também possui tecnologia para medir as KPIs essenciais do setor por meio da ferramenta de acompanhamento de embarques Vendemmia Analytics.
A ferramenta concentra todas as informações logísticas dos processos contratados, além de permitir uma comunicação rápida com os clientes e acompanhamento real time de todo o fluxo em um único ambiente. Os resultados da análise desses dados permitem que a empresa entenda quais processos precisam otimizar ou mesmo automatizar, assim como quais podem obter melhor eficiência e o que é improdutivo.
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