Vendemmia

5 benefícios de contar com um centro de distribuição

Entenda por que usar um armazém centralizado é importante para a saúde do negócio

Com a retomada gradual da economia em diversos setores, o aumento da demanda já começa também a ser percebido pelas empresas. Isso faz com que o planejamento para atender o crescente número de pedidos precise ser feito com atenção, o que inclui maior volume de produtos. Porém, muitas empresas ainda estão lutando com a melhor forma de gerenciar todo esse estoque. Boa parte, aliás, está vendo na prática que conseguir este espaço não é tão fácil quanto parece. 

 

Para os fabricantes e intermediários, nunca houve uma pressão mais intensa para aumentar a produtividade e reduzir custos. Encontrar a melhor maneira de gerenciar sua aquisição, armazenamento, distribuição e logística, portanto, é essencial para melhorar o fluxo de trabalho de produção e poder dar conta de toda a demanda. Por isso, contar com um centro de distribuição pode ser mais econômico  e eficiente do que a maioria imagina, melhorando todo o processo geral de envio e transporte.

O que é um centro de distribuição?

Este espaço dedicado pode ser definido como um local especializado em um edifício ou uma construção própria onde são estocadas as mercadorias que devem ser distribuídas aos revendedores. Em alguns casos, também diretamente ao cliente final. Por ser dedicado a este fim, muitas vezes este tipo de armazém é acompanhado por sistema de ar-condicionado ou refrigeração, dependendo da natureza do produto, para preservá-los intactos os bens estocados.

 

Os centros de distribuição são muitas vezes considerados como dependentes da demanda do mercado. São armazéns considerados como base para a rede de abastecimento, pois conseguem, em um único local, abrigar um enorme estoque de produtos diversos. Em algumas organizações, uma única instalação é usada para operar tanto diretamente ao cliente quanto ao sistema de distribuição. Isso porque o objetivo principal do centro de distribuição é fornecer a vários revendedores ao redor de sua localização.

A importância para o negócio

O conceito de gestão de supply chain vem mudando nos últimos anos, razão pela qual o papel do centro de distribuição é muito importante na manutenção da cadeia de suprimentos adequada. Setores como energia solar, bens de consumo, máquinas e equipamentos e tecnologia, por exemplo, são especialmente impactados visto que o centro de distribuição também pode ser usado como uma instalação de montagem. Ou seja, é possível realizar a montagem primária ou secundária do produto antes do envio. 

 

Isso porque a ênfase principal do centro de distribuição não está no armazenamento das mercadorias, mas no seu fluxo. Assim, eles garantem que os itens de baixa movimentação sejam eliminados e as opções de estoque sejam consumidas ou devolvidas para reduzir o estoque. Dessa forma, controlar o fluxo do armazém e o gerenciamento de estoque podem melhorar rapidamente os resultados. 

 

Em tempos incertos pós-COVID, o uso de um centro de distribuição traz a tranquilidade de que a empresa terá um suprimento confiável de estoque que será não apenas bem gerenciado, como pronto para atuar também como um depósito para mercadorias canceladas ou devolvidas. Isso gera economia e permite melhorar o fluxo de toda cadeia de suprimentos. 

Principais vantagens do centro de distribuição

A importância do uso para todo o supply chain vai além do conceito de ter um local adequado para produtos. Seu objetivo também é agilizar e otimizar o processo de distribuição na última milha, idealmente armazenando as mercadorias no menor tempo possível e distribuindo-as para pontos próximos para evitar deslocamentos desnecessários.

 

Assim, para reduzir os tempos e custos de transporte, os centros de distribuição logística normalmente estão localizados nas periferias das cidades e grandes áreas industriais e em parques logísticos. Eles devem estar em áreas muito bem conectadas, próximas às estradas principais e geralmente bem conectadas a portos, aeroportos e zonas francas e de carga também. Todos esses aspectos acarretam em diversos benefícios. 

 

1 – Controle efetivo

Uma das vantagens de ter um centro de distribuição é que ele oferece um controle muito mais efetivo da cadeia de suprimentos. Isso porque sua localização é escolhida de forma planejada, melhorando todo o fluxo de transporte dos estoques, geralmente vinculadas às capacidades de produção localizadas em vários locais. Mais controle, mais eficiência. 

 

2 – Gerenciamento de estoque

Na maioria dos casos, o estoque pode ser tão mínimo quanto o material solicitado com base na exigência de todas as outras partes anexadas. Ou seja, seu estoque possui exatamente o volume necessário, gerando maior economia. Isso é de vital importância especialmente para setores que trabalham com ferramentas, acessórios, equipamentos e peças de reposição. 

 

3 – Custo reduzido

Ao optar por um centro de distribuição, a necessidade de pagar aluguel ou serviços públicos e despesas acessórias para diferentes armazéns é reduzida. Da mesma maneira, a necessidade de gastar mais em novos equipamentos e tecnologias para cada armazém também é eliminada. Além disso, abrem espaço para reduzir os custos de envio. Com essas reduções de custos, é possível definir estratégias de preços com mais facilidade devido à natureza mais estável de seu gerenciamento de estoque. Isso permitirá margens mais altas ou preços mais baixos para os clientes.

 

4 – Acessibilidade

Uma das maiores vantagens de ter todos os produtos em um local central é ter acesso fácil sempre que necessário. Isso também torna menos complexo para a empresa lidar com alguns tipos de crises, visto que é possível saber que algo está faltando e verificar instantaneamente. Utilizar um centro de distribuição, assim, incorre em menos tempo para resolver problemas. 

 

5 – Operações de exportação

Alguns centros de distribuição podem fazer parte de uma cadeia de suprimentos internacional, portanto, suas atividades de gerenciamento de armazéns incluem a preparação de mercadorias para exportação. Isso requer espaço de armazenamento separado ou centros para processamento de pedidos de exportação e gerenciamento de estoque. Isso abrange documentação e rotulagem adequadas, além de trabalhar com vários clientes e parceiros para proteger as vias adequadas. 

A escolha do centro de distribuição

Escolher um local de centro de distribuição pode ser uma decisão complexa, mas que terá grande impacto em suas operações e resultados. É preciso saber, por exemplo, quanta demanda haverá pelo seu produto em uma área definida e quais produtos provavelmente serão vendidos com mais frequência. Isso determinará o tamanho do centro de distribuição que você precisa e também a capacidade para crescer. 

 

Além disso, o centro escolhido deve estar a uma distância relativamente igual dos locais que você pretende atender, assim como precisa oferecer fácil acesso às redes rodoviárias e ferroviárias, portos ou aeroportos que sua empresa usa para receber produtos dos fabricantes e distribuí-los aos clientes. Isso porque o centro de escolha deve ser capaz de levar os produtos aos clientes de uma empresa em tempo hábil. 

 

O centro de distribuição escolhido também precisa contar com tecnologia adequada, possibilitando mais controle e facilidade para identificar problemas, gargalos ou mesmo permitir que todo o fluxo seja mais rápido e eficiente. Assim, a escolha precisa ser mutuamente benéfica tanto para o investidor quanto para o usuário, proporcionando uma experiência mais eficiente, eficaz e lucrativa.

 

A Vendemmia, por exemplo, possui armazéns próprios em mais de uma cidade, assim está mais próxima dos clientes e destinos, com mais segurança, visibilidade e tecnologia em todas as pontas do processo. Ao investir em estrutura própria, a empresa maximiza os ganhos da cadeia de suprimentos por meio de benefícios tributários, financeiros e aduaneiros, além de ser a única do setor 4PL a oferecer tais vantagens, possibilitando uma gestão logística com menos erros e perdas financeiras, otimizando processos internos e externos e gerando mais awareness junto ao cliente. 

 

Para saber mais sobre o assunto, faça o download gratuito do nosso e-book Armazém e transporte logístico , conteúdo exclusivo Vendemmia.


Leia mais assuntos: